Estar preparado é tudo!

Primeira questão: empresas e instituições querem profissionais competentes, preparados, sintonizados com as demandas do mercado e com os objetivos do negócio, certo?

E como é possível conseguir isso, especialmente num mundo que passa por evolução rápida e constante? Um mundo onde não há lugar para quem “já sabe tudo” e descansa na zona de conforto? Um mundo em que ficar parado é o mesmo que andar para trás?

Essencial mesmo é entender que o ser humano é a principal e mais importante peça que responde pela competência e sucesso dos negócios, e essa constatação resulta em uma certeza: é fundamental entender – e aprender - como extrair de uma equipe os mais altos níveis de criatividade, inovação, participação e engajamento.

E como isso é possível?

O “Passo 1” é treinamento e capacitação!

Afinal de contas, o treinamento é um processo educacional, que tem como objetivo gerar crescimento e produzir mudanças que se refletem no espírito individual para fortalecer o sentido de equipe, integração e crescimento.


Por outro lado – mas na mesma direção – a capacitação permite analisar e aproveitar as principais competências de cada integrante da equipe, o que resulta num ganho para a empresa como um todo. Pense assim: o desenvolvimento de habilidades que englobam o trabalho de cada membro da equipe tem o poder de transformar e melhorar a performance individual e, consequentemente, o resultado final do que é entregue tanto à equipe quanto aos clientes. Resultado: o negócio como um todo melhora.


Ou seja: essas duas etapas são o caminho para o aumento de produtividade, engajamento e eficiência nas tarefas propostas pela empresa e sucesso do trabalho.

Como treinar e capacitar


São realmente muitas as formas, e temos tempo – e agora, espaço – para falar detalhadamente sobre isso.


Mas uma informação precisa ficar muito clara: tanto o treinamento quanto a capacitação não têm limites. Podem ser presenciais ou remotos, individuais ou em grupos, específicos ou abrangentes.... o fundamental é que sejam constantes, para manter equipe (pessoa e grupo) e empresa sintonizadas com o mercado e prontas para encarar desafios.


E nesse momento é muito importante fazermos um exercício rápido de olhar o mesmo problema a partir de posições distintas.


Como profissional, é essencial buscar treinamento e capacitação para conseguir realizar qualquer tarefa de forma satisfatória, buscando sempre a melhor performance.


Como negócio, investir nesse processo traz ganhos para o time como um todo (que consegue perceber o sucesso próximo), uma vez que, caso uma dificuldade semelhante apareça no futuro, será possível utilizar o conhecimento já adquirido para resolver as questões com mais rapidez, eficiência e habilidade. Isso, sem contar na capacidade de adaptação de técnicas e conhecimentos semelhantes em situações diferentes. Isso é aprendizado!

E agora, para refletir: se o treinamento e capacitação de apenas uma pessoa consegue melhorar o resultado de um único e simples projeto, o que dizer a respeito da capacitação de toda uma equipe?


Pense nisso e no quanto é importante investir em treinamento e capacitação, seja você um profissional ou um negócio.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo